Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Primeira edição da Parada Nerd une atrações e é sucesso de público na Capital

Kimberly Teodoro e Ana Paula Duarte

Jovens antenados em jogos, cultura japonesa, séries, características de uma tribo que já foi relacionada a uma imagem negativa, mas vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens e em Campo Grande não é diferente, como prova disso nos dias 17 e 18 de maio a Escola Paulo Freire abriu os portões para a Parada Nerd. 

Evento inédito que apostou em quase doze horas de entretenimento, em cada dia, exigiu planejamento. De acordo com o organizador do evento, Alex Tominaga, os eventos da cidade geralmente são voltados para um público específico, fãs de anime e vídeo game, a proposta da Parada Nerd é ampliar as atrações. “Nós quisemos trazer também para quem é fã de quadrinhos, RPG, cartas, mangás, séries, músicas, filmes e unificar tudo”.

Foto: Kimberly Teodoro

Os planos para realização da Parada Nerd em Campo Grande surgiram em 2008, de lá para cá a ideia ganhou maturidade, Oryan Ottoni, coorganizadora do evento contou que na época seus idealizadores ainda eram menores de idade e a falta de autonomia foi uma barreira para a conclusão do projeto na época. 

Ottoni é artista plástica e além de participar da organização também expôs suas obras voltadas para a cultura japonesa. Ela ressalta que um dos desafios de seu trabalho é a dificuldade que os traços de mangá têm em ser reconhecidos como arte. “Primeiro é achar que mangá não é cultura e isso começa na faculdade porque os professores não consideram uma obra de arte, para eles é um traço comercial”, diz.  

Foto: Ana Paula Duarte

Mariana Rocha Camisso, estudante de Artes Visuais, foi ao evento para conhecer e participar do desfile de moda japonês que aconteceu no domingo (18). Empolgada, conta que compôs o look do desfile baseado no que já tinha em seu guarda-roupas e usou o que aprendeu sobre cores na universidade para elaborar a maquiagem. Tanta animação vem da novidade “Sou de Três Lagoas e lá não tem nada disso”.


Foto: Kimberly Teodoro

Do ponto de vista empresarial, Abraão Rosa foi responsável por um dos stands da Parada Nerd, o administrador de uma das mais conhecidas lojas de games da capital sabe da importância do contato com os consumidores que estão sempre em busca das novidades e que um evento como esse é uma ótima oportunidade para essa interação. 


Fotos: Kimberly Teodoro

Emmanuel Merlotti, caricaturista que há 18 anos é referência da atividade em Campo Grande, montou um stand para atrair os interessados em caricatura, espaço aberto para mostrar suas habilidades e dar workshop, uma prévia do que será seu curso de caricatura. Se quiser saber mais sobre seu trabalho e técnica você confere a exclusiva aqui. 

Foto: Ana Paula Duarte

Convidados nacionais foram destaque durante o fim de semana. A escritora Ana Macedo, trouxe seu livro "Lágrima de Fogo", escrito  antes mesmo que ela terminasse o Ensino Médio. A história que começou com um sonho da própria autora, que não tinha grandes ambições na literatura na época, acabou sendo colocada em um blog e do blog acabou virando livro, sendo o mais vendido no Stand da Novo Século na Bienal de São Paulo  em 2012. "Eu sonhei com cenas muito soltas, mas as coisas acabaram surgindo e chegou um momento em que eu tinha oito volumes", conta Ana.

Lágrima de Fogo foi às lojas com o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, é o primeiro de uma série de oito livros, um livro do gênero fantástico lembrado muito pelos jovens com os livros da escritora J. K. Rowling e as clássicas aventuras de Harry Potter. Este gênero encanta adolescentes pelo mundo afora e Ana tem oportunidade de mostrar aos brasileiros sua maneira fantástica de contar história. "Normalmente quem publica livro no Brasil ou tem muito dinheiro, tem sorte ou corre atrás de patrocínio. Então, eu fui atrás de empresas pequenas e ofereci minhas propostas, a parte mais difícil foi publicar", explica Ana. "Esse livro vai ser publicado na íntegra no final deste ano, em dezembro.  Ele tem algumas cenas que foram cortadas, nada que tenha comprometido a história, mas são cenas que enriquecem muito a história", completa.

Fotos: Ana Paula Duarte

Gandalf, o cinzento. Lord Voldemort, Joel do game The Last Of Us e o principal vilão de 007 Skyfall estavam presentes em uma só pessoa, o dublador Luiz Carlos Percy, que emprestou a voz a todos eles. No domingo Percy foi o palestrante mais esperado. O universitário Rafael Pedroso compareceu aos dois dias de Parada Nerd e fala mais sobre o assunto no podcast a seguir.



De acordo com a organização, eram esperados 400 pessoas no primeiro dia de Parada Nerd e com otimismo 700 pessoas totalizando os dois dias, somente no evento criado no Facebook 580 confirmaram presença. Para ficar por dentro de como foi e quais foram as atrações do sábado confira este video. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário