Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Simplesmente moda


Para começarmos a falar de moda e tudo que a engloba, devemos primeiro discorrer sobre sua história, pois ela é uma rica fonte de inspiração.

Olhamos para trás e percebemos que, em uma época nem tão remota, as roupas já foram mais sérias e comportadas, sem deixar a mostra as curvas dos corpos femininos, independente de estilos, forma ou tamanho.
Em outra época um pouco mais recente, a rebeldia também já foi mostrada em forma de moda, com looks peculiares, agressivos e muitas vezes bem divertidos.
Hoje, vemos a moda se debruçar sobre sua própria história, recriando tendências de um passado elegante. A blogueira Raquel Araújo, conta que a moda é uma maneira das pessoas se diferenciarem das outras, como uma assinatura. “A moda é uma forma de se diferenciar dos demais, o estilo faz toda diferença entre você e a sociedade”.
Para falar sobre moda, não podemos deixar de falar também sobre a mídia, pois ela sempre esteve presente em todas as épocas.
Em um exemplo bem atual, hoje em dia, tudo que é veiculado sobre moda acaba tornando-se mania nacional. Pois é comum encontrarmos nas ruas pessoas usando peças parecidas, e isso nada mais é do que a influência da mídia na moda.
E essa influência é primordial para se criar uma identidade própria, favorecendo que pessoas consigam demonstrar o que querem do mundo e quem realmente são, criando uma ponte direta entre você e o resto do mundo, através do que é mostrado na mídia sobre moda, você decide o que te serve ou não. As pessoas necessitam de uma base para que possam ser orientadas corretamente sobre o que é ou não “tendência”, para onde ir e o que seguir.
Antes de “entrar de cabeça” em uma tendência, a pessoa tem de descobrir seu verdadeiro estilo, sempre buscando informações a respeito e assimilando aquele com o qual se identifica melhor. A partir de então, após estar certa de suas convicções, a pessoa se torna um total refém da moda.
Tudo que engloba o mundo da moda está em constante mudança, mas devemos reafirmar que nem sempre o que está na moda é para todos, pois moda, não se trata apenas de andar bem vestido! Em primeiro lugar, se deve estar bem consigo!
Segundo a blogueira, é simples estar na moda, “Não precisa ser escrava da moda, basta usá-la a seu favor, com elegância, beleza e vaidade, isso é ser chique”.
A releitura das peças antigas, a exploração da ambiguidade, a reflexão sobre conceitos de bom e o mau gosto, e até a mistura de tendências, conseguiram provar que a moda não é mais que a projeção de nossos sonhos, idéias e aspirações, e no mundo da criação tudo é possível.


Abaixo você confere dois videos que falam sobre a evolução da moda:



E  para saber mais sobre o mundo da moda , acesse o site Palpito de Luxo, por Raquel Araújo e Carmen Juliana:



*Jéssica Galvão e Luane Morais*

Yoga: mais que condicionamento físico

Além dos benefícios físicos a Yoga proporciona equilíbrio e união de vários aspectos humanos.

Parte da cultura indiana, o Yoga vai além de exercícios físicos e traz para o praticante, equilíbrio e união de diversos aspectos do ser humano. União é uma das traduções e conceitos que o Yoga traz para quem a pratica e explica que a atividade vai além da garantia de benefícios físicos. Equilíbrio entre espírito, alma e mente por meio do corpo é a união à que a prática do Yoga propõe para o indivíduo.
Originária da Índia, o Yoga não possui um registro exato, embora acredite-se que ela exista há mais de 10 mil anos, quando já existiam estátuas com posturas do Yoga. Definida como filosofia, o Yoga propõe uma nova maneira de viver a vida por meio da reeducação da mente em novos padrões como o auto-equilíbrio e a autotransformação.

Os indianos acreditam que a doença do corpo só acontece pelos conflitos emocionais, por isso usa-se o corpo para alcançar outros níveis de consciência. “O principal objetivo da prática é o desenvolvimento integral do ser humano. Utiliza-se o corpo como instrumento para alcançar esse desenvolvimento”, explica a professora de Yoga, Sandra Tonini.
Além dos ensinamentos, a parte prática da filosofia é chamada Hatha Yoga, na qual são realizadas as asanas, pranayamas, savassana e dhyana, palavras de origem sânscrita, que significam posturas, respirações, relaxamento e meditação, respectivamente.

Segundo a professora, relacionando as posturas com as respirações, o praticante consegue manter a atenção somente no momento presente, estabelecendo assim um hábito de vida. “Quando aprendemos a respirar e a relaxar durante uma postura de yoga, aprendemos a respirar e a relaxar nos momentos de estresse e de ansiedade que enfrentamos na vida. Quando conseguimos estar no presente durante nossa prática de yoga estamos exercitando nossa presença, nosso estado de meditação”, explica Sandra.

Benefícios
 Fortalecimento e definição corporal e alinhamento postural são os benefícios físicos que o praticante adquire com o Yoga, porém acima disso, o praticante harmoniza as emoções e encontra equilíbrio em várias situações do dia a dia. “Os benefícios físicos vêm no pacote, mas esse não é o objetivo central. O Yoga trabalha com o corpo, mas o usa para alcançar outros níveis de consciência, além de diminuir o estresse e ansiedade”, explica a professora.
Há um ano e meio praticando Yoga, Fátima Regina Sales, se definia uma pessoa muito estressada “Na primeira aula já me senti bem, senti que seria bom para o equilíbrio, sem contar no tempo que tiro para mim. Para mim, praticar Yoga é fundamental para não estourar de vez”, conta a aluna.

Já Arlete Porto, levada pela curiosidade começou a ler a respeito do Yoga e concluiu que esta seria a prática que traria muitos benefícios para a sua vida em vários sentidos. “Eu era muito estressada e ansiosa, com a prática consegui um equilíbrio emocional e físico”, conclui a aluna, que pratica Yoga há oito anos.

Matéria: Mayara Bueno e Lismabel Gimenes
Fotos: google imagens