Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Alunos acompanham rotina de site de notícias da capital

Marta Ferreira, Ana Paula Carvalho, Ângela Kempfer e
Lucimar Couto na reunião de pauta (Foto: Thaiany Regina)
Pelo segundo ano, o curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove o “72 Horas de Jornalismo”, evento que visa integrar acadêmicos e profissionais da área. 
Uma das empresas visitadas foi o jornal online Campo Grande News. Quatro acadêmicos acompanharam a rotina da redação pela manhã. À tarde, mais três acadêmicos visitaram o jornal.

Levando a notícia que interessa para quem acessa o site do jornal, o Campo Grande News foi fundado em 1999 pelo jornalista Lucimar Couto. Hoje, conta com 14 repórteres, comandados pela chefe de redação Marta Ferreira e pela chefe de reportagem Ana Paula Carvalho.

Como a maioria das pautas já haviam sido definidas na reunião da manhã, os acadêmicos acompanharam a produção destas à tarde e a apuração das notícias na hora em que acontecem.

Para a acadêmica do 2º semestre de Publicidade e Propaganda Ariane Azevedo,  o jornalismo online é mais instantâneo, diferente dos outros meios de comunicação. O que mais chamou a atenção da futura publicitária foi a descontração da equipe mesmo na correria da busca pela notícia. “Vi o jornalismo online e não imaginava que era assim. A diferença fica clara dos outros meios de comunicação”, diz.

Alunos acompanham a rotina da redação
(Foto: Adriel Mattos)
O acadêmico do 2º semestre de Publicidade e Propaganda Mateus Meirelles trocou várias experiências com os profissionais. Ele observa que os repórteres que produzem para o Lado B, canal de entretenimento do Campo Grande News, tem bastante autonomia para escrever. 

Para a chefe de redação Marta Ferreira, 39 anos de idade e 16 de carreira, o convívio profissional-acadêmico é ótimo para aproximar o jornal da comunidade. “Esse convívio traz frescor à redação”, afirma. Ela ainda diz que: “O bom repórter precisa aliar curiosidade, vontade, leitura, capacidade de reflexão e de sintetizar uma história, contando ao leitor o mais interessante", finaliza a jornalista.

Repórter: Adriel Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário