Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

segunda-feira, 16 de abril de 2012


A produção de milho safrinha no Mato Grosso do Sul é considerada a terceira maior do país. Segundo um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em 2011 foram colhidas pouco mais de 3,12 milhões de toneladas no Estado. Com a chuva que ocorreu nos últimos dias esse ano não deve ser diferente os produtores esperam colher até 60 sacos por hectare.

O milho safrinha é cultivado em pequenas, médias e grandes propriedades, onde o nível de investimento (adubação, tratamento de sementes, controle de plantas daninhas e pragas) varia com o nível de adoção de tecnologias do agricultor e com a época de semeadura, sendo maior nas semeaduras precoces, por agricultores com maior poder aquisitivo. Os insumos constituem a maior parte do custo de produção, responsáveis pelo aumento no custo total.

Os pequenos agricultores vendem o milho logo após a colheita, porém os grandes proprietários armazenam à espera de melhores preços, chegando a sobrepor uma safra sobre outra. A venda é realizada, na maioria das vezes, para fábricas de ração e criadores de aves e suínos do estado e parte é vendida para estados do Sul e Sudeste do Brasil. O milho é considerado matéria prima quando relacionado ao confinamento de bovinos por ser rico em proteínas é indispensável para essa cultura.

Mais informações sobre a produção do milho safrinha acesse o link a baixo.




Karla Machado e Rafael Nantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário