Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Observar para refletir

Reflexões, certezas e novas experiências marcaram a primeira parte do evento "72 horas", organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os acadêmicos puderam observar o cotidiano de diferentes veículos de comunicação, conhecer melhor o mercado e perceber se aquela rotina diária é realmente o que desejam para o futuro profissional.


Adrenalina pura


Essa certeza foi reforçada durante a experiência da acadêmica do 1º semestre de Jornalismo Isis Machado, que visitou a redação do jornal "O Estado" e constatou que o impresso é realmente o segmento que pretende seguir. Ela acreditava que o ambiente seria tranquilo, mas se impressionou com a correria, teve a oportunidade de ir a campo acompanhando uma equipe de reportagem e se identificou. "Percebi que quero ser repórter, estar nas ruas. Gostei de toda aquela adrenalina", diz.


No 5º semestre de jornalismo, Rafael Monge também teve a oportunidade de conhecer o segmento impresso durante visitas aos jornais "O Estado" e "Correio do Estado". Destacou a dinâmica presente nas redações e se surpreendeu com o trabalho dos jornalistas. "Eles não ficam apenas em função de sites ou da internet, estão sempre atentos, se preocupando com tudo o que acontece". O acadêmico ainda não tem noção de qual área pretende seguir, porém acredita que a experiência tenha ajudado na decisão. "Na verdade não interessa a área, jornalismo é jornalismo em qualquer lugar”.


Experiência dinâmica


Para o calouro de jornalismo Maicon Rocha, a observação na "Rádio 104,7" foi séria e extrovertida ao mesmo tempo. Apesar do ambiente ser descontraído, percebeu o trabalho sério que é feito no local e se interessou ainda mais pela área, além de perceber a força da linguagem jornalística. "A intenção deles e a dinâmica do trabalho nos fez entender o quanto pode ser prazeroso ouvir e produzir rádio", comenta.


Publicidade e Propaganda no "72 horas"


Não foram só os futuros jornalistas que abraçaram a ideia do evento que propõe observar, fazer e pensar jornalismo. Alguns acadêmicos de Publicidade & Propaganda também participam do "72 horas". Entre eles, a caloura do 1º semestre de PP, Viviane Lopes que foi à "TV Morena" e acompanhou a gravação do "MSTV 1ª edição" porque quis conhecer a área e os bastidores de uma produção jornalística. “Tinha uma ideia diferente da figura do apresentador, impressionante como eles se preocupam e estão a par de tudo”.


Futuro publicitário, Jansen Marques da Silva visitou a rádio “Blink 102”, conheceu a estrutura, a linguagem, ouviu diversas histórias e experiências. “Tomei gosto pelo rádio, a voz dos locutores se torna marca registrada. Tive até a oportunidade de conhecer um radialista que admiro muito”, finaliza.


Por Taryne Zottino, acadêmica do curso de Jornalismo - UCDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário