Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A flexibilidade do jornal online


Criado há oito anos, o Midiamax News faz parte da mídia digital de Mato Grosso do Sul. Composto por cerca de 15 pessoas entre repórteres, fotógrafos e editores, o site posta durante todo o dia os acontecimentos do estado e do país.
Através de denúncias, informações e reclamações os repórteres do Midiamax vão às ruas atrás de notícias para mais um dia de trabalho. Não há limite de tempo para as postagens, mas garantem que são raras as vezes que notícias são postadas após mais de dez minutos do acontecido.

Dentro e fora da redação o ritmo de trabalho é intenso, os redatores mantêm entre si contato por telefone, podendo assim receber imediatamente informações sobre um novo fato. A maioria do que chega na redação é através de informações do público. E assim que a informação é recebida, começa a apuração dos fatos. “A apuração dos fatos é feita para garantir a veracidade da informação, nem sempre o que chega para nós é o que está acontecendo, por isso vamos atrás antes de escrever qualquer coisa”, diz Diego Alves.

Cada repórter escreve sobre o que mais tem interesse, mas acontece de escreverem sobre outros assuntos, de acordo com os acontecimentos. Em um jornal digital existe a possibilidade de uma mesma notícia ter seu desdobramento postado várias vezes durante o dia, dependendo de seu andamento. “Algumas matérias são feitas por vários repórteres, colocamos o nome de todos como colaboradores”, explica o jornalista Celso Bejarano.

O dia a dia de um jornal online é tão corrido quanto de um jornal impresso ou televisivo, com a diferença de que existe a possibilidade de serem feitas mudanças no que é postado. De acordo com informações adicionais recebidas as matérias podem ser modificadas durante o dia “Essa é uma grande vantagem do online”, diz Celso Bejarano.

Repórter: Jéssica Galvão - 5º semestre.
Legenda: Redação do site Mídiamax
Créditos da Foto: Jéssica Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário