Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

domingo, 31 de outubro de 2010

Arte em cena

Acadêmicos do 6º semestre de jornalismo produzem programa sobre artistas de rua.







Um grupo de acadêmicos de Jornalismo gravou no último dia 23, no stúdio de TV da UCDB, o programa experimental Cena Urbana. Os futuros profissionais fizeram desde produção à apresentação.



Logo cedo começaram os preparativos. Toda a estrutura foi montada, cenários com luzes que refletiram e deram destaque a produção. Tudo pensado para dar formato ao Cena Urbana. "Havíamos pensado em 4 placas com desenhos do cenário urbano feitas por grafiteiros, mas não deu certo. No fim, usamos 3 grandes placas com jornais colados e pintura abstrata. O improviso deu mais certo que a ideia original.", revelou o estudante Elverson Cardozo, que dividiu a apresentação do programa com Laís Camargo.






A produção foi dividida em blocos e contou com matérias sobre o universo das ruas. "Falamos sobre as histórias e dilemas de pessoas que vivem de arte nas ruas. Trabalhamos com pautas sobre estátua viva, malabarismo com fogo, arte circense, vida dos hippies, etc. ", adianta Elverson.




A Banda Lutano foi convidada pelos estudantes a se apresentar no programa. Os integrantes arrumaram os instrumentos no cenário e fizeram passagem de som. A banda tocou algumas faixas do CD Intro, como A nova e A cruzada, e participou de uma conversa descontraída, em que falaram sobre a carreira, gostos e o cenário musical do Estado.





"Víamos a felicidade e o encanto do público ao assistir as peças, shows e números de circo.", explicou a estudante Laís Camargo, sobre a oportunidade de mostrar o trabalho dos profissionais. Segundo ela, embora pertençam a um mundo que desperta o interesse de muitas pessoas, os artistas que trabalham nas ruas, em sua maioria, recebem pouco incentivo de investidores.

A arte de rua é muito mais que isso - está no grafite, no Paulinho do rádio, na dona de casa que decora o batente da janela... A arte mostra a beleza da expressão dos sentimentos, completou Laís.


Laís contou sobre a experiência vivida durante a produção e gravação do programa. A estudante revela que produzir matérias, desenvolver cenários, entre outros detalhes fundamentais para se colocar um bom programa no ar, exige muito trabalho, e não seria possível sem a contribuição de cada pessoa envolvida no projeto. "Quero aproveitar para agradecer a todo o grupo, aos cinegrafistas, à edição, ao Kallel, que fez o cenário, ao pessoal do Laboratório de Comunicação da UCDB, enfim, a quem fez acontecer.", finaliza a estudante.



Acessem o vídeo:


Por Fernanda Bandeira e Solange Brito.