Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Repórter Em Foco Entrevista

Para falar sobre o Dia Mundial da Voz e as campanhas que acontecem aqui em Campo Grande/MS, a entrevista desta vez foi com a Presidente da Associação dos Fonoaudiólogos de MS, Ana Faride Camargo. Assista a entrevista com a fonoaudióloga.





No Youtube é possível encontrar mais como estes selecionados:



Produção: Gabriela Paniago e Laura Peres Santi
Imagens: Teresa de Barros
Edição: Gabriela Paniago, Laura Peres Santi e Teresa de Barros
Busca de Vídeos no Youtube: Teresa de Barros

Dicas extras sobre o Dia da Voz

Para os campograndenses vai a dica:

aqueles que tiverem interesse em participar da campanha dá tempo, só conferir a programação do Open House 2010, organizado pela Casa de Ensaio em parceria com a escola de música Cant'Arte, para comemorar o dia. Confira a programação no link:


Uma outra opção é a Semana da Voz, realizado pelo curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. A comemoração apresenta o tema este ano "A voz como expressão artística". Verifique as atividades do último dia do evento no link:


Com o objetivo de conscientizar a população da importância que se deve ter com a voz, foi criado o site Dia Mundial da Voz , que trata de diversos assuntos como a prevenção e cuidados para com a voz, sintomas que necessitam de orientação médica, como é produzido o som e assim por diante. Conheça o site www.diamundialdavoz.com.

Busca da programação: Laura Peres Santi

Saúde vocal

Cuidar da saúde é uma prioridade para a maioria dos brasileiros, porém nem todos lembram que a saúde das cordas vocais também merece cuidados, afinal, a fala está relacionada ao bom funcionamento de dois órgãos do corpo humano: a boca e a faringe. O dia mundial da voz é comemorado hoje, 16 de abril e, mesmo utilizando-a todos os dias, são poucos os que percebem sua importância e dedicam parte do tempo para aplicar métodos de cuidados preventivos e não cometer abusos prejudiciais.

Para manter a saúde da voz são necessários alguns cuidados que na maioria das vezes pode passar despercebido em nossa rotina. Contudo, a fala é de extrema importância na comunicação e bastante valiosa no dia-a-dia. A manutenção da voz requer preocupações além das cordas vocais, como por exemplo, a respiração. Fazer exames periódicos com profissionais capacitados é importante para se evitar transtornos futuros. “As pessoas devem procurar um especialista adequado, para que possam tratar a voz com aperfeiçoamento”, garante a fonoaudióloga Carolina Cysne.

A voz é considerada um instrumento de trabalho para muitos profissionais. Por ser um dos principais meios de comunicação, foi por meio da voz que muitas pessoas garantiram o sucesso profissional. A cantora Paula Rezende se apresenta em bares aos sábados, durante a semana prepara a garganta para não desafinar. “Uma receita popular que é sempre bem-vinda é a maçã, pois a fruta retira as secreções que dificultam a vibração das cordas vocais e também impede a passagem de saliva grossa para a laringe”, recomenda Paula.

Os professores não estão livres de serem prejudicados pelo mau uso da fala. Ao dar aulas, a voz é usada em um tom elevado e durante tempo prolongado. Essa utilização é nociva às cordas vocais. Segundo a pedagoga Thais Sesoli, o profissional deve promover maneiras para driblar o mal estar de falar durante muito tempo, tomar água nos intervalos entre uma explicação e outra pode aumentar o conforto durante as aulas.

Falar alto, rápido ou em excesso, gritar e praticar canto sem ter preparação adequada, atinge diretamente prejudicando o bem-estar vocal. Além disso, alguns hábitos como fumar, ficar exposto ao ar-condicionado e manter o nível de estresse elevado, podem ocasionar o aparecimento de patologias laríngeas danificando a fala. A jornalista Thalita Vieira (foto ao lado) optou pelo auxílio fonoaudiólogo para trabalhar melhor a expressão oral, o que auxilia num melhor desempenho de sua carreira, o tratamento teve a duração de 6 meses. “Consegui melhorar minha dicção e remover o sotaque que trouxe da cidade que nasci, Corumbá. Por trabalhar com vídeo diariamente, é importante falar bem e saber dar ênfase nas palavras certas”, comenta Thalita, satisfeita com o resultado.

Reportagem: Gabriela Paniago

Edição de Texto: Laura Peres Santi