Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

sábado, 4 de setembro de 2010

Projeto Índio Urbano


foto: Natalie Malulei

Programa de índio

Muito além da beleza das cores dos Cocares e pinturas na parede, muito além de nomes que preenchem as paginas de tragédias policiais nos jornais, além da terra, além do pé no asfalto. A figura do índio no ambiente urbano vem sendo estereotipada de varias maneiras durante o passar do tempo. Desde que eles adentraram o território urbano, ou será que foi a cidade que adentrou o território do índio? O fato que atualmente essa discussão já não faz mais sentido é hora de prevalecer o respeito às diferenças e índio e não-índios conviverem em harmonia dividindo um espaço cada vez mais "Glocal".
Porém, não é porque se transforma que uma cultura deixa de existir, e o projeto de Radiodocumentário Índio Urbano, realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco vem dar voz a uma parcela da população urbana que carrega consigo cultura e ideias a serem expostas, talvez já esteja na hora deles mesmo se definirem.
Nessa troca de conhecimento é difícil definir quem se surpreende mais, se não os aprendizes de jornalistas ansiosos em produzir que “invadem” a Aldeia Urbana se submetendo a mergulhar em um mundo desconhecido e ao mesmo tempo tão semelhante a rua de casa, ansiosos em aprender, mesmos que ainda desajeitados a mexer com o equipamento ou travando as palavras a cada nova pergunta. De contra partida são recebidos por olhares curiosos em saber “O que eles fazem aqui?”.A resposta poderia ser bem simplista “Um trabalho acadêmico”.
Será? Viemos nos propor a colecionar histórias, colher sorrisos e até lagrimas se elas vierem a surgir, não produzimos a emoção e sim a reproduzimos, amplificamos os sons da Aldeia Urbana Marçal de Souza em Campo Grande MS, para tentar mostrar ao menos um recorte do que é ser índio em 2010. Em um lugar onde índio não planta mas trabalha, onde os filhos freqüentam a escola para adquirir o conhecimento da sociedade que estão inseridos e tem aula de cultura indígena para resgatarem conceitos que se perderam no tempo. Ou somos nós que temos a mania de querer conceituar as coisas? Mais do que respostas viemos gerar perguntas, algumas que talvez mesmo depois do trabalho concluído continuem a existir.


Vídeo explicativo sobre o projeto de extensão Índio Urbano



Por Aline Araújo e Natalie Malulei

Nenhum comentário:

Postar um comentário