Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O sobá, e o festival do sobá.



SOBÁ

No ano de 1914 Campo Grande ganhava uma estrada de ferro, e como muitos japoneses habitavam na nossa cidade, para ganhar renda, eles passaram a investir na área rural. Assim, surgiam diversas feiras, mas uma dela se destacou, a conhecida feirona que desde então é uma das feiras livres mais visitadas do estado.

Não só de verduras e legumes viviam os feirantes, comidas típicas da colônia japonesa também passaram a fazer parte dos seus cardápios oferecidos nas feiras. Um prato de destaque foi o soba, prato original de Okinawa, no Japao, que foi tão bem recebido pelos campo grandenses que hoje se tornou uma das comidas típicas do estado.

Feito com macarrão artesanal, cebolinha picada, omelete cortado em tiras, carne de preferência do cliente e um caldo bem requintado, o sobá criou sua identidade no Mato Grosso do Sul. A “feirona”, antes instalada nas ruas, agora tem local fixo e com infraestrutura adequada para melhor atender o seu fiel publico. Na feirona, existem mais de 20 restaurantes que oferecem esse prato, e o local suporta tranquilamente em torno de duas mil pessoas.

Entre os dias 5 e 8 de agosto de 2010 foi realizado o quinto festival de sobá em Campo Grande, e aconteceu a competição conhecida como “comilão do sobá” e reuniu 35 concorrentes. O vencedor da competição leva esse título pela segunda vez, repetindo o feito de 2009, esse ano ele comeu 2,025 quilos, e ano passado comeu 2,600 quilos, e levou o premio de 700,00 reais. O segundo colocado comeu 1, 695 quilos e foi premiado com 450,00 reais, já o terceiro lugar deste ano recebeu 350,00 comendo 1,650 quilos e também foi o segundo colocado do ano passado.

O evento garantiu várias atrações e claro, muito sobá. O prefeito da capital Nelson Trad Filho esteve presente na abertura do evento, e além disso, shows de Fábio Junior, Mato Grosso e Mathias e outras duplas sertanejas foram também a aposta para garantir um público estável e um sucesso marcante.


Daniel Teixeira e Jéssica Keli

Nenhum comentário:

Postar um comentário