Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

sábado, 3 de abril de 2010

Parque das Nações Indígenas: Fundação, estrutura e parcerias

O Parque


O parque das Nações Indígenas criado através do Decreto nº 7.354/93, de 17 de agosto de 1993, é considerado por alguns campograndenses , o “cartão postal” preferido da cidade. Com 119 hectares , o Parque oferece infra-estrutura adequada para a prática do lazer, esporte e cultura da capital.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas do Estado, o parque foi instalado em terras desapropriadas e compreendidas entre os limites da Avenida Afonso Pena, rua Extremosa, rua Rio Prosa (conhecida como Via Parque), rua Antonio Maria Coelho e o Parque Estadual do Parque do Prosa.

No decorrer dos anos, foram construídos grandes empreendimentos como hotéis, shoppings, o Pavilhão de Exposições Albano Franco e loteamentos residenciais, por isso tornou o Parque um dos mais recomendados locais para atividades de lazer da população. “Gosto, porque além de ser localizada em uma área central e disponibilizar cultura e lazer, o Parque também oferece a prática de esporte.” comenta a farmacêutica Mariana Miranda que costuma ir toda semana ao Parque.

No terreno do parque, há estacionamento externo, 4100 metros de pistas de caminhada, iluminação noturna, conjuntos de aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva, quadra de areia, pistas de skate e patins, quatro pontes sobre o córrego Prosa, Lago do Prosa , monumento aos índios cavaleiros Guaicurus e praça de eventos . No âmbito de cultura e lazer, lá estão localizados a Concha Acústica Helena Meireles - onde há apresentações de artistas da região, o Museu Dom Bosco, onde acontecem oficinas e palestras e o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) - onde acontecem exposições de obras de artistas plásticos do Estado.

Em relação à fauna são comuns a exposição de capivaras, tatus-pebas, cotias, tucanos, patos e gansos. “Além disso, como o parque faz divisa com o Parque Estadual do Prosa, unidade de conservação ambiental, em algumas épocas é possível até mesmo ver tamanduás, veados e lobinhos” afirma o biólogo do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS),Élson Borges.

Segundo Élson,aproximadamente 70% da vegetação são formados por cobertura em grama e árvores plantadas recentemente, dentre elas destacam-se jatobá, aroeira, ipê, angico, figueira, guatambu, manduvi, cedro, entre outras nativas. Os portões de acesso ao Parque das Nações Indígenas são chamados de portais. São eles: Kaiowa , Guarani, Ñhandeva, Kadiweu Terena , e Ofaié/Xavante. O Parque das Nações Indígenas é aberto ao público das 6h às 21h30 de terça-feira a domingo. Nas segundas-feiras, apenas o portal Guarani fica aberto.


Parceria

Em decorrência das fortes chuvas ocorridas nos últimos meses na Capital, foi anunciado no início do mês, uma parceria do governo com a prefeitura, sobre a realização de obras de contenção de águas pluviais no córrego Prosa. De acordo com o Secretário de Obras Públicas do Estado Edson Girotto, será licitada em torno de 60 dias, a obra de um segundo lago no Parque das Nações Indígenas que recebe as águas do córrego Prosa. O projeto têm o intuito de conter águas pluviais que no período de muita chuva, acabam sobrecarregando a calha do Prosa, e provocando enchentes.

O córrego Prosa nasce no Parque dos Poderes, encontra-se com o Sóter na Via Park, continua após o Parque das Nações Indígenas e segue sob a confluência com a avenida Afonso Pena e depois pela avenida Fernando Correa da Costa, locais onde a enxurrada destruiu as vias públicas e parte de condomínios.

O secretário acredita, que com esse segundo lago, haverá uma diminuição do impacto das águas do Sóter e do Prosa no encontro das tubulações sob a Avenida Afonso Pena (palco principal das últimas enxurradas ocorridas na capital).

De acordo com a secretaria de Obras Pública do Estado, deve começar em 60 dias a construção da barragem de contenção de sólidos dentro do parque. A ideia da obra, também é reter os resíduos que hoje são depositados no lago. 

Rebeca Arruda
Renata Volpe
Thierre Mônaco

Um comentário:

  1. oi gente, vejam meu video sobre o o Parque das Nações no youtube, procurem sob meu username neytheboss2008, é tri lindo, voces vao gostar.

    ResponderExcluir