Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

segunda-feira, 22 de março de 2010

Repórter Em Foco Entrevista

Para conhecer melhor o serviço e a praticidade das creches a mãe e psicóloga Mônica Lima Paniago, conta sua experiência por deixar seu filho em creches durante seu expediente e explica os benefícios que as crianças possuem por frenquentarem esse ambiente.

Repórter Em Foco: Com quantos anos é aconselhável que a criança seja deixada na creche?
Mônica: Nos dias atuais, é muito comum que o pai e a mãe trabalhem fora e precisem deixar os filhos, ainda que com pouca idade, na escola ou creche. Acredito que o ideal seria que a criança fosse para creche por volta dos três anos de idade, pois nesta fase ela provavelmente já não está mais sendo amamentada, e isto facilitaria a separação entre mãe e filho/a. A criança então começaria a conviver com outras crianças, e isto auxiliaria em sua socialização o que é muito para o seu desenvolvimento.

Repórter Em Foco: Quais os benefícios da criança que frequenta a creche desde cedo e no que pode prejudicar?
Mônica: Um dos pontos positivos, já ressaltado anteriormente, é que a criança começa a conviver com outras, aprende a dividir, brincar e ter um espaço diferente daquele de casa. Quanto mais os pais estiverem tranquilos em relação a esta “separação” mais a criança se sentirá segura para vivenciar esta nova experiência. Mas se ocorrer o contrário e os pais sentirem-se culpados, a criança pode apresentar insegurança e provavelmente terá mais dificuldades em se adaptar.

Repórter Em Foco: Como a mãe deve conciliar seu trabalho com os cuidados maternos?
Mônica: Cada caso é um caso. O mais importante é que a mãe esteja segura de que está fazendo o melhor para seu filho. Se a criança é muito pequena e ainda está sendo amamentada, a mãe deve lembrar-se de que esta fase da amamentação é fundamental para o desenvolvimento do filho. Quando os pais trabalham o dia inteiro, é importante que a criança conte com a presença da mãe/pai sempre que possível em horários definidos. Por isso deve haver uma maior flexibilidade de horário para quem possui filhos em creches.

Repórter Em Foco: Como a mãe deve lidar com um sentimento de culpa de deixar seu filho na creche?
Mônica: Cada mulher deve olhar para si mesma e se perguntar o que nisto a incomoda, pois para cada uma há algo diferente a ser questionado.

Repórter Em Foco: Como é a adaptação da criança na creche?
Mônica: Varia de criança para criança. Cada uma apresenta um tipo de reação, dependendo de sua personalidade e de sua forma de se relacionar com os outros e com o mundo ao seu redor.

Repórter Em Foco: Qual a diferença que as mães devem adotar no comportamento com o filho a partir do momento que decidem colocá-lo em uma creche?
Mônica: A opção de deixar o filho na escola ou creche pode realmente provocar sentimentos de culpa na mãe. Esta decisão não significa um abandono. Portanto, a mãe deve procurar se sentir segura e tranqüila, e deve buscar fortalecer ainda mais sua presença nos momentos em que estiver junto ao filho oferecendo-lhes amor e carinho na dose certa.

Repórter Em Foco: Quando você se envolve de mais em trabalhos domésticos e a profissão é comum que não encontre tempo para cuidar de si mesma. Qual a importância de reservar um tempo só para você?
Mônica: Isto é fundamental, pois ter tempo para cuidar de si mesma fortalece a auto-estima, faz com a pessoa se sinta melhor consigo mesma e com os outros.

Entrevista postada pelas acadêmicas:
Gabriela Lopes Paniago

Nenhum comentário:

Postar um comentário