Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quer viajar? Então siga as dicas!

Dizem que através dos livros podemos viajar, ir além da realidade em que estamos. E claro, é verdade! Porém sabemos que nada se compara a vivenciar a cultura de algum lugar do mundo ao vivo e a cores. Viajar é muito bom, seja no Brasil ou para fora do país.
As viagens podem ser de negócio, passeio, intercâmbio, ou seja, estudo, ou ainda uma viagem mais longa, aquelas em que as pessoas vão para trabalhar e tentar a vida, muitas vezes em um lugar nunca antes visitado.
Independente do objetivo é necessário tomar algumas providências antes de sair correndo para comprar a passagem. A documentação, como o visto e o passaporte, são os primeiros passos. Algumas dicas foram dadas por profissionais para que o planejamento seja feito da melhor maneira.



Outra dica, segundo a jornalista Samire Joanh, que morou um ano e meio em Londres, é arranjar um grande parceiro disposto a descobrir as riquezas e os intempéries que uma viagem pode trazer. "Fui com meu namorado e não poderia ter sido uma pessoa melhor para me acompanhar", diz ela.
Conhecer um pouco da cultura e da história do país destino também é muito importante, pois a aprendizagem da lingua local, pode ser apenas uma das dificuldades de morar no exterior.
Perguntas frequentes sobre passagens como, quando comprar, se é necessário comprar ida e volta, foram respondidas juliana, agente de viagens de uma agencia de Campo Grande.

IMIGRANTES

O policial federal Gilson Moura, responsável delegacia de imigrantes da Receita Federal falou sobre a tolerância que o novo passaporte trouxe para os brasileiros que viajam pelo mundo, tudo porque agora ele tem 16 itens de segurança, o que diminuiu drasticamente o número de falsificações, tornando turista brasileiro mais confiável nas alfandegas por onde precisam passar.
Também explicou sobre a anistia dada pelo governo brasileiro recentemente para os estrangeiros ilegais no país.
Moura falou também sobre a ajuda dada para os imigrantes que moram no Brasil vindos de países que não possuem passaporte válido. Um exemplo é Taiwan, por ser República da China não é considerada uma nação, por isso o estrangeiro vindo de locais como Taiwan não possuem documentação válida para viajar pelo mundo. Neste caso são concedidos pela Receita Federal documentos, quando este imigrante precisa viajar para outro país que não seja o seu país de origem.
Confira a entrevista!


Galeria de fotos



Não se esqueça de ficar atento as normas de imigração do país que deseja visitar. Depois do todos esses preparativos. Faça suas malas e tenha um ótima viagem!