Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Galeria de vídeos - Entenda a discussão

A decisão da Fundação Nacional do Índio (Funai) de realizar estudos antropológicos em terras de 26 municípios de Mato Grosso do Sul preocupou produtores e gestores municipais das cidades que seriam alvos das análises. Os estudos devem indicar se, de fato, a terra já foi ocupada por indígenas e se abriga vestígios dessa ocupação.

A discussão começou quando em julho de 2008 a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) conseguiu, em uma liminar da justiça, cancelar o início da análise antropológica.

O vídeo a seguir foi produzido pela TV MS Record no dia 3 de novembro de 2008 e foca a irritação do governador do Estado – André Puccinelli – com especulações da Funai regional. Na época, o governador se reuniu com o presidente nacional da fundação para pedir que os estudos só começassem após a solução dos conflitos entre índios e fazendeiros.



O início dos estudos para as demarcações começariam agora em agosto de 2009. Desta vez a maior preocupação dos produtores é acerca de que forma eles serão indenizados. Para isso o Ministério da Justiça apresentou quatro alternativas. Este é o tema do próximo vídeo, também produzido pela TV MS Record - no dia 24 de julho deste ano.


Começa agosto e é hora de discutir o assunto “Demarcação de Terras Indígenas”. A matéria a seguir é uma produção da TV Morena, do dia 13 de agosto, quando aconteceu o seminário no Ministério Público de Campo Grande e Dourados.








Os estudos não começam. Uma segunda liminar na justiça impede o início da análise. Porém a liminar é cassada e permite o início dos estudos antropológicos. Por outro lado, a Famasul promete questionar na justiça, novamente, o início do processo demarcatório. A matéria a seguir foi produzida pela TV MS Record no dia 27 de agosto.


Postado por Rogério Valdez

Nenhum comentário:

Postar um comentário