Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dança aberta à comunidade

Por Ederson Almeida

O Projeto Dançar foi criado em setembro de 1997, através de uma parceria firmada entra a Prefeitura municipal de Campo Grande, na administração do prefeito André Puccinelli e a Ginga Cia de Dança. Esta parceria completou em setembro 12 anos, estima-se que tenham passado pelo projeto cerca de 3.000 alunos. No primeiro ano o projeto atendeu cerca de 60 alunos das escolas municipais, já no ano seguinte dobrou o número de crianças e adolescentes atendidas. Desde então passou a ser aberto á toda a comunidade, atendendo hoje cerca de 300 pessoas anualmente.

Um importante fruto deste Projeto foi à criação do Grupo Juvenil de Dança de Campo Grande, formado graças à dedicação destes jovens bailarinos. Segundo Chico Neller, que foi quem apresentou a idéia ao então secretário municipal de cultura Américo Calheiros, um dos principais focos do Projeto Dançar é a função social que ele desempenha, garantindo a um número expressivo de alunos, acesso ao universo da dança, aprimorando a sensibilidade, a criatividade e a auto-estima de seus alunos, proporcionando a estes um convívio social de melhor qualidade e a formação de bailarinos será conseqüência. “A aproximação com o mundo da arte aprimora a sensibilidade, estimula a força criativa e, acima de tudo a auto-estima daqueles que usufruem desse contexto”.

Algumas das pessoas que participaram da primeira turma lá em 1997, hoje já são formadas Profissionalmente como é o caso da profissional de Rádio e TV, Denia Karoline Bernal Netto, 24 anos. “Quando participei do projeto dançar foi uma fase muito boa da minha vida. Aprendi a conhecer o meu corpo, os limites e cultura, não só a dança mais teatro, música etc. Não há sensação melhor de estar em cima do palco e também não há recompensa maior do que os aplausos e o reconhecimento do público”.

Já a estudante Anayara Maria de Fátima Aparecida Martins Rodrigues Correa, 16 anos é aluna do projeto dançar há nove anos, sendo hoje a aluna mais antiga do Projeto. “Minha vida é só dança, dança, dança, porque quando estou no palco me sinto como pássaro, voando sem limites de território na completa liberdade da expressão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário